Solar Impulse – Avião solar faz seu primeiro voo internacional

Ainda em fase de protótipo, avião Solar Impulse voa da Suíça até a Bélgica utilizando energia dos seus 12 mil painéis solares

Solar Impulse - Primeiro Avião Solar
Verdadeira aventura humana e tecnológica, o Solar Impulse conseguiu pela primeira vez na história da aviação, um voo de 24 horas sem interrupção

 

O projeto do avião ecológico Solar Impulse, totalmente movido a energia solar decolou de vez, e aterrissou em Bruxelas, após seu primeiro voo internacional. O Solar Impulse HB-SAI decolou do aeroporto de Payerne, na Suíça às 8h40, do dia 13 de Maio, e pousou em Bruxelas, na Bélgica, às 21h39, levando 13 horas exatas para concluir o trajeto.

A velocidade média do Solar Impulse foi 50km/h, o que é lento quando se trata de aviões: um boeing de passageiros costuma circular a 800km/h e cobrir a distância Berne/Bruxelas em 2 horas e meia.

Mas este voo serviu como prova de que a energia solar é viável, mesmo para longas distâncias ou durante a noite, graças à capacidade do avião de armazenar energia em suas milhares de células fotoelétricas.

Esta viagem internacional aconteceu menos dois anos depois do voo de estreia do Solar Impulse: um teste de 87 minutos sobre a cidade de Payerne, na Suíça. E em julho de 2010, o avião solar conseguiu pela primeira vez na história da aviação, um voo de 24 horas sem interrupção

O Solar Impulse HB-SAI mede mais de 60 metros e tem 12 mil painéis solares. Assim, ele capta luz o suficiente para voar ao mesmo tempo que armazena energia. Apesar dos recentes feitos, o projeto apoiado pela Solvay, Omega, Deutsche Bank e Schindler, ainda é considerado um protótipo.

Mas seus criadores já comemoram os resultados. O projeto do avião solar, um antigo sonho dos aviadores suíços Bertrand Piccard e André Borschber, foi descrito por eles como um momento histórico e sublinhou a sua importância – zero de emissões, uso total de energia renovável.

O piloto, André Broschberg, disse em sua coletiva de imprensa que tudo correra bem durante o voo: sem contratempos, combustível, barulho ou poluição. Mas confessa que ficou cansado, manobrar o Solar Impulse num aeroporto normal foi um desafio, dada a amplitude de asa do avião, sua envergadura de 64 m, é equivalente a de um Airbus A340.

De Bruxelas, o Solar Impulse deverá seguir para Paris, para aterrissar no aeroporto de le Bourget, onde será uma das atrações do International Paris Air Show, o Salão de Aeronáutica de Paris, que ocorrerá entre os dia 20 e 26 de Junho.

Avião Solar - Solar Impulse
Em sua asa, com mais de 60 metros de envergadura, foram instalados 12 mil painéis solares

 

International Paris Air Show

Este será a primeira vez que um avião solar estará presente em um salão de aeronáutica. Bertrand Piccard, André Borschberg e sua equipe aceitaram com grande satisfação o convite feito para o evento pela Paris Air Show, o maior salão de aeronáutica do mundo.

De 20 a 26 de junho, os visitantes dessa exposição poderão conhecer o Solar Impulse de perto, e todas as manhãs, havendo condições meteorológicas favoráveis, admirar suas exibições de voo, apreciando ao mesmo tempo o silêncio dos seus motores elétricos.

Com a participação do Solar Impulse, o Paris Air Show dará continuidade à sua tradição de apresentar os últimos protótipos que marcaram a história do show durante mais de 100 anos, compartilhando sua paixão e sonhos com os visitantes.

 

Sobre o Solar Impulse – Primeiro avião solar

O Solar Impulse HB-SIA, primeiro avião solar projetado para voar dia e noite sem combustível e sem produzir emissões de CO2, demonstrou seu enorme potencial representado pelas novas tecnologias em termos de economia de energia e produção de energia renovável.

Sete anos de trabalho intensivo, cálculos e testes por uma equipe formada por 70 pessoas e 80 sócios contribuíram para produzir este revolucionário aeroplano de fibra de carbono, cujas asas têm a extensão de um Airbus A340 (63,4 m) e um peso equivalente ao de um carro popular (1.600 kg).

As 12.000 células solares incluídas na asa abastecem os quatro motores elétricos (com uma potência máxima de 10 CV cada um) com energia solar e carregam as baterias de polímero de lítio de 400 kg durante o dia, permitindo que a aeronave voe de noite.

Piloto Suíço André Borschberg no Solar Impulse - Primeiro Avião Solar
O piloto do avião solar, o suíço André Broschberg, disse em sua coletiva de imprensa que tudo correra bem durante o voo: sem contratempos, combustível, barulho ou poluição
Primeiro Avião Solar - Solar Impulse
O Solar Impulse HB-SAI provou que voos movidos a energia solar são viáveis, mesmo para longas distâncias ou durante a noite, graças à capacidade do avião de armazenar energia em seus milhares de painéis solares
Avião Solar - Solar Impulse - Primeiro Voo Internacional
Os criadores do Solar Impulse, os aviadores suíços Bertrand Piccard e André Borschber, descrevem o voo como um momento histórico e sublinhou a sua importância - zero de emissões, uso total de energia renovável
Solar Impulse - Avião Solar faz Primeiro Voo Internacional
Ouvindo o silêncio. Os motores elétricos do Solar Impulse HB-SAI propiciam um voo extremamente silencioso

 

Fonte: BusinessWire